escola de sargentos

Projeto arquitetônico dá noção do mega complexo da ESA

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Imagens: Lineastudio Arquiteturas

Uma situação que, nos últimos meses, pairava era "como seria a nova ESA" em Santa Maria? O que o complexo logístico de treinamento e educacional exigiria de área e de estrutura? Essa resposta foi dada, ainda na última quarta-feira, durante coletiva de imprensa feita general de Divisão do Exército, Joarez Alves Pereira Júnior, que é o coordenador-executivo do projeto da nova ESA, e pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

A pedido do próprio Executivo municipal, foi apresentada um maquete digital da Escola de Sargentos das Armas. A criação ficou a cargo do arquiteto Zé Barbosa, diretor do Lineastudio Arquiteturas, e ainda houve a apresentação de um vídeo, produzido pela Estúdio Venturo.

FOTOS: em reunião no Diário, coordenador técnico da ESA destaca mobilização de Santa Maria

Zé Barbosa destacou que o apoio da empresa à bandeira da ESA ajudou os militares a visualizarem o complexo, uma vez a cidade gaúcha sendo a escolhida pelo Exército. O arquiteto conta que foi dado apenas duas semanas entre o pedido do Executivo e a entrega da ilustração. Ainda assim, ele destaca que a "entrega da maquete" materializa a grandiosidade e o quão complexo será a escola na cidade:

_ Esta foi a maneira que encontramos de ajudar a cidade nesta conquista. Entendemos que valia a pena usar nossa expertise como retribuição ao município onde estamos instalados.

DEFINITIVO

O projeto, classificado tecnicamente como maquete eletrônica, não é definitivo, mas serve para fins ilustrativos. Mesmo assim, é possível "enxergar" claramente todos os espaços do complexo de aproximadamente 75 mil metros quadrados.

Confira a ilustração digital:


Para o desenvolvimento do trabalho, o arquiteto recebeu do Exército um programa indicando as edificações necessárias, quais os setores, área aproximada, diretrizes e referências do tipo de edificação característica do EB.

Governador anuncia R$ 130 milhões a setores mais afetados pela pandemia

_ As instalações e edificações atendem um programa ideal, mais completo e modernizado em relação a ESA de Três Corações (MG) _ explica Barbosa.

O estudo de projeto prevê prédios de comando e administrativos, pavilhões de instrução e de alojamentos, ginásio e áreas de esportes, dentre outras edificações.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

_ Um grande pátio central em frente ao prédio de comando é o centro da estrutura, o ponto focal do acesso e o espaço também que abrigará as formaturas das turmas _ detalha o arquiteto.

*Colaborou: Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ministro Ernesto Araújo pede demissão

Próximo

Auxílio emergencial do Estado é insuficiente, avaliam empresários e economista

Política